quinta-feira, 17 de julho de 2008

HOMENS OBESOS TÊM MAIS DIFICULDADES PARA SER PAI



IMC fora de controle compromete a qualidade e quantidade de espermatozóides
Se você sonha em ser pai, mas anda preocupado com os quilos a mais é hora de encarar uma dieta: pesquisadores da Universidade de Aberdeen (Escócia) acabam de concluir um estudo que identifica dificuldades de fertilização nos espermatozóides de homens obesos.
De acordo com os pesquisadores, o problema surge porque a concentração exagerada de gordura nos testículos aumenta a temperatura dos espermatozóides, diminuindo as chances de gravidez. Além disso, homens obesos tendem a ter menos quantidade de sêmen e de células reprodutivas (em comparação àqueles com índice de massa corporal nos limites recomendados).
Sabemos também que excesso de peso altera as taxas de dois hormônios importantes, relacionados às funções sexuais , afirma o ginecologista Joji Ueno, especialista do MinhaVida. Há redução no nível de testosterona e aumento de estradiol, o que compromete a produção de esperma , explica. Outros estudos ainda apontam que homens acima do peso ideal têm maior índice de fragmentação no DNA do espermatozóide, o que pode gerar falhas na fertilização.
E nem pense que as dificuldades envolvendo fertilidade e quilos extras são exclusivas dos homens. O ciclo hormonal da mulher também é prejudicado , diz o ginecologista. Se uma mulher tem gordura corporal em excesso, seu corpo também produz uma maior quantidade de estrógeno, limitando as chances da gravidez , afirma o especialista do MinhaVida.

Nenhum comentário: