quinta-feira, 17 de julho de 2008

VOCÊ CUIDA BEM DA SUA SAÚDE ÍNTIMA?



Da depilação à hora do banho, passando pela escolha das lingeries, é preciso ficar atenta

Cuidados com a depilação, o sabonete e a escolha da lingerie são mais do que detalhes do cotidiano feminino. Prestar atenção neles é essencial na preservação da saúde íntima da mulher , afirma o ginecologista Mauro Pirotti,do Hospital Bandeirantes.
A intimidade feminina é cheia de detalhes, e um descuido mínimo pode gerar sérios problemas (alguns apenas chatos de tratar, como a candidíase) e outros mais graves, como as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).
Abaixo, o doutor Mauro Pirotti, do Hospital Bandeirantes, indica uma lista de hábitos que garantem sua saúde íntima:
Calcinhas
Prefira as de algodão e na cor branca, que têm menos aditivos químicos e, portanto, menor potencial de irritação da pele.
Sabonete íntimo
Use três por semana. A fórmula é considerada neutra, mas alguns têm um teor ligeiramente ácido e pode causar danos na flora da vagina, tirando a sua proteção natural.
Duchinhas
Esqueça. Elas eliminam completamente a proteção natural da vagina, deixando você suscetível a infecções.
Absorventes íntimos
Trocados a cada quatro horas, no máximo, não há problema nenhum em usá-los regularmente. Portanto, só fique atenta ao período noturno (caso você durma direto e não tenha como fazer a substituição).
Sanitários públicos
O ideal mesmo é nunca usar. Mas em última necessidade, evite sentar-se ou conte com as proteções descartáveis.
Protetores de uso diário
Risque da sua lista de compras. Eles não permitem uma boa oxigenação da área íntima e podem causar dermatites de contato.
Roupas justas
Roupas apertadas e de tecidos sintéticos são muito prejudiciais. Além de comprometer a oxigenação, elas provocam muito atrito na área genital, podendo provocar inflamações e infecções intensas.
Pêlos
Por mais difícil que seja acreditar, eles estão ali a seu favor: os pêlos servem como uma espécie de barreira natural aos microorganismos e ao atrito das roupas (desde, é claro, que bem higienizados). Portanto, só depile o que for estritamente necessário e apare o restante com a tesoura.
Sexo
A camisinha é sempre bem-vinda. Prefira os modelos com lubrificação à base de água, menos alérgicos. E evite os preservativos com sabor que podem causar alergia e dermatite de contato.
Visita ao médico
A periodicidade das visitas é sempre vinculada ao seu quadro clinico. O mínimo recomendável é uma vez por ano. Após o fim do tratamento de HPV, esse intervalo sobe para uma visita a cada três meses. E agende-se: não faça sexo nos três dias antes da consulta, não esteja menstruada, não faça duchinhas e não use nenhum tipo de creme vaginal.

Nenhum comentário: